OFTALMOLOGIA
AMBIENTE DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE
Simulado de Questões
3. O que é glaucoma?
Glaucoma é um grupo heterogêneo de condições em que os tecidos do olho são lesionados. Geralmente, o nervo óptico é lesionado, resultando em neuropatia óptica associada com perda de campo visual. Em condições como glaucoma agudo de ângulo fechado, o cristalino, a córnea e outras estruturas também podem ser afetadas. A etiologia do glaucoma é multifatorial. A pressão intraocular elevada é um dos principais fatores responsáveis
4. Qual é a pressão intraocular normal?
Entre 10 e 22mmHg. O equipamento padrão ouro para aferir é o tonômetro de Goldmann Embora a doença glaucomatosa seja associada com a alta pressão intraocular (principal fator de risco para o desenvolvimento de glaucoma), existe uma minoria de pacientes que desenvolvem a lesão no nervo óptico mesmo com a pressão normal. Também é importante levar em conta que a pressão intraocular tem uma flutuação normal diária. Geralmente ela tem valores maiores no período da manhã. Desse modo, é importante sempre registrar o horário do exame.
5. Que tipo de alteração visual acontece em um paciente com glaucoma de ângulo aberto?
A perda de visão acontece bilateralmente de maneira insidiosa e não-dolorosa da periferia para o centro do campo visual. Como a doença se desenvolve lentamente e a periferia da visão que é acometida nos estágios inicias, o paciente não nota que está perdendo a visão. Ele começa a ter acidentes, como batidas de carro, não nota a presença de pessoas ao seu lado, etc. Geralmente, só costuma a perceber quando 40 % das fibras nervosas foram acometidas. A visão central é danificada em estágios avançados.
Geralmente, os pacientes apresentam 3 achados no exame: pressão intraocular elevada, alterações na papila do nervo óptico e defeitos de campo visual no exame de campimetria.
1. Quais são as 4 "sinais vitais" da avaliação oftalmológica?
Avaliar a visão, os músculos extraoculares, a pupila, pressão intraocular. Devem ser examinados antes da dilatação.
2. Quais são as principais medicações orais que têm repercussões sistêmicas?
Beta bloqueadores: pode gerar broncoespasmo
Terazosina: tratamento dos sintomas de hiperplasia prostática benigna. Pode causar floppy-iris- syndrome
Hidroxicloroquina: usada no Lupus, artrite reumatoide. Pode causar maculopatia em olho de boi
6. O que é plesbiopia?
É quando ao cristalino não consegue mais mudar o seu formato. Ocorre porque a lente "endurece" e perde o sua habilidade natural de acomodação. Acontece por volta dos 40 anos de idade, e as pessoas perdem o foco para perto, necessitando de óculos.
7. Quantas câmaras o olho possui?
Três. Câmara anterior; câmara posterior e câmara vítrea
8. O que é removido na cirurgia de catarata?
Há três camadas no cristalino. Na cirurgia de catarata, são removidos a cápsula anterior, o córtex e o núcleo. Só vai ficar a cápsula posterior
9. Qual é o efeito ocular da hiperglicemia?
A hiperglicemia levaao acúmulo de sorbitol no cristalino, edemaciando-o e, portanto , criando um efeito miópico.
10. O que é a pupila de Adie?
É a dilatação pupilar causada pela paralisia parassimpática. Em um olho normal, teria a função de contrairo músculo pupilar. Não gera nenhum problema e não costuma ter outros achados neurológicos.